Blog Romaço

Lubrificação a Graxa de Rolamentos de Super Precisão

Lubrificação a Graxa de Rolamentos de Super Precisão


Postagem de 31/05/2020 por Romaço Rolamentos

Nesse tipo de aplicação normalmente utiliza-se rolamentos de super precisão, tornando necessário também o uso de graxas especiais. Alguns dos requisitos deste lubrificante são: estabilidade mecânica, química e baixo torque. Além disso, ele deve aguentar condições severas como a pré-carga interna dos rolamentos e cargas externas de usinagem, sendo capaz de manter uma película estável de lubrificação por toda a vida do rolamento, ou seja, sem que seja necessária a relubrificação por até anos de trabalho.

O desempenho dos rolamentos também está criticamente ligado a quantidade de lubrificante, que deve ser cuidadosamente dosada e distribuída entre os elementos. Exceder a quantidade pode resultar em falha prematura por facilmente elevar a temperatura do conjunto dada a alta rotação e pré-carga existentes. Com a quantidade certa de graxa aplicada no início do procedimento de amaciamento, uma pequena quantidade sairá progressivamente do rolamento e formará uma espécie de "reserva" nas bordas de pista. 

A recomendação de grande parte dos fabricantes é que aproximadamente 15% do espaço interno livre seja preenchido com lubrificante (Foto 1) para rolamentos de esferas de contato angular. A graxa deve ser bem distribuída entre as pistas interna e externa, elementos rolantes e gaiola, na face e nas costas dos rolamentos.

Para controlar a quantidade e a distribuição uniforme recomenda-se a utilização de uma seringa graduada (Foto 2). Após essa etapa deve-se girar manualmente o rolamento para melhorar a distribuição inicial.

Foto 1 - Preenchimento recomendado do espaço interno livre

Fonte: Catálogo NSK | Super Precision Bearings


Foto 2 - Uso da seringa graduada

Fonte: Catálogo NSK | Super Precision Bearings


Na tabela abaixo podemos consultar também a quantidade recomendada em cm³. Lembre-se de verificar a densidade da graxa para fazer a compensação de volume (d = M/V).


Mesmo que por poucos segundos, o funcionamento de rolamentos sem lubrificação ou com quantidades excessivas de graxa podem levar o equipamento a uma falha indesejada. Por isso, é essencial manter-se atento às especificações e instruções do fabricante.

Quer receber a tabela completa de espaço livre para rolamentos de super precisão? Mande um e-mail pra gente marketing@romaco.com.br

Na próxima edição do blog falaremos sobre o procedimento de amaciamento, então fique ligado em nossa página do Instagram para ser notificado assim que o conteúdo estiver disponível!


Elaborado por: Eng.º Rafael H. Bublitz | Engenharia de Vendas e Aplicações


Receba novidades

Matriz

Rua Dr. João Colin, 985 - América
Joinville/SC 89.204-001
Fone: 47 3481-1000
Plantão 24h: 47 99984-4875

Filial

Av. Rubem Bento Alves, 4634 - Santa Catarina
Caxias do Sul/RS 95.032-318
Fone: 54 3537-1759
Plantão 24h: 54 98165-0107

Horário de atendimento

De 2ª feira à 6ª feira:
08h às 12h - 13h30 às 18h

2020 © Romaço Rolamentos - Todos os direitos reservados
Systemprime Tecnologia