Este documento estabelece os critérios de devolução de produtos adquiridos na Romaço Comercial Importadora de Rolamentos Ltda. Sua leitura é indispensável para conhecer as normas estabelecidas pela empresa, que visam corrigir e melhorar os procedimentos ao cliente.
2.1 Devoluções de produtos
A Romaço trocará os produtos adquiridos por seus clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor, devendo o cliente comunicar o vendedor e seguir as instruções recebidas para que o pedido de devolução seja analisado e processado.
2.2. Condições dos produtos
Os produtos devolvidos devem estar em condições de comercialização, isento de marcas de montagem, lubrificação, oxidação e dentro da embalagem plástica de proteção. A caixa do produto não poderá estar rasurada, rasgada, molhada ou suja.
2.3. Prazo de solicitação para troca ou devolução
O consumidor terá o prazo de até 7 dias corridos da emissão da nota fiscal para solicitar a devolução.
2.4. Procedimento de devolução
a. O cliente encaminhará um e-mail para o setor de logística solicitando a devolução do produto;
b. Este conferirá se atende a política de devoluções (prazos e motivos). Se atender, o analista de logística deverá abastecer a planilha de controle, informando ao cliente o aceite formal da devolução e demais orientações. Nos casos em que a solicitação de devolução não atender a política aqui tratada, a mesma deverá ser encaminhada para o coordenador de vendas, responsável pela avaliação e parecer final;
c. Após o recebimento das orientações o cliente emitirá a Nota Fiscal e na sequência encaminhará para devolucao@romaco.com.br efetuar a análise tributária;
d. Com todas as informações corretas o analista de logística emitirá a autorização de embarque (liberação da devolução) e informará ambos, cliente e vendedor interno. A autorização de embarque deverá vir grampeada junto com a nota fiscal;
e. Com a autorização de embarque impressa e grampeada junto a nota fiscal, o cliente providenciará a devolução física das mercadorias;
f. Assim que a Romaço receber a devolução física e todas as informações estiverem corretas, terá até 7 (sete) dias úteis para liberar o crédito devido ao cliente.
2.5. Frete de devolução/troca
O frete referente a devolução é dê responsabilidade do cliente, exceto nos casos em que o erro for oriundo da Romaço Rolamentos.
2.6. Recebimento das devoluções
A Romaço aceitará o recebimento das devoluções desde que o motivo se enquadre em algum dos aspectos relacionados abaixo:
a. Nota fiscal emitida para o CNPJ e endereço incorretos do cliente, divergente dos dados informados no orçamento;
b. Nota fiscal emitida ao cliente com tributação incorreta;
c. Nota fiscal de devolução acompanhada da autorização de embarque (emitida pela Romaço);
d. Faturamento emitido em duplicidade pela Romaço;
e. A caixa do produto não esteja suja, rasgada e/ou com qualquer tipo de rasura;
f. Material encaminhado divergente do que foi informado no orçamento efetuado ao cliente (ex.: marca, quantidade, preço, etc.);
g. O produto esteja com embalagem adequada para o transporte;
h. O produto não tenha sido montado e nem lubrificado, sem marcas de corrosão/oxidação, e que não tenha sofrido contato com material estranho (contaminação). De forma geral, o produto deve estar em condições de retornar ao mercado.
Cientes da sua compreensão, agradecemos,
Joinville, 01 de Outubro de 2023
Vanderlei Maes – Gerente Comercial
Romaço Comercial Importadora de Rolamentos Ltda
Download da política de devolução em PDF
Versão 1.0: As peças que apresentarem falha a Romaço reporá desde que: tenham sido montados e lubrificados adequadamente e não tenham estado em contato com material estranho (contaminação). As peças em questão devem ser enviadas a Romaço, na condição em que se encontram sem lavar nem limpar. A Romaço reenviará ao fabricante, para exame físico e metalográfico, com o intuito de esclarecer o tipo e a responsabilidade da falha. Nossa única responsabilidade será de repor, sem despesas, quaisquer peças que não tenham correspondido a essa garantia e, em nenhum caso, seremos responsáveis por lucros cessantes ou perdas indiretas ou consequentes. Não seremos responsáveis por falhas de peças que sejam causados por dificuldades e, ou falhas de mecanismos vizinhos ou conectados, ou equipamentos não fornecidos pela Romaço. Esta garantia não cobre despesas de mão-de-obra de reposição, ajuste de peças, reparos, ou ainda qualquer outro trabalho feito nas peças fornecidas.
Download da política de Garantia em PDF
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