Consistem em um patim de esferas ou rolos que rodam sobre a pista de um trilho linear, associando o princípio de rolamento ao movimento linear.
Os guias lineares trabalham sem folga e por isso são utilizados em aplicações as quais requerem alta rigidez do sistema e precisão de posicionamento, como centros de usinagem, máquinas CNC, máquinas da indústria têxtil, dentre muitas outras.
Abaixo destacamos alguns pontos importantes que devem ser observados quando da utilização de guias lineares:
1. Os patins e trilhos trabalham como um conjunto, portanto não é possível montar patins e trilhos de marcas diferentes. Um patim da marca NSK, por exemplo, não irá trabalhar sobre um trilho da SNR. Isso ocorre devido à estrutura interna do patim e ao design das pistas de rolagem do trilho.
2. Em contrapartida, é possível substituir um conjunto de trilho + patim de uma marca por outro de uma marca diferente sem a necessidade de adaptações, pois as dimensões principais são padronizadas. Essas dimensões referem-se à altura total do conjunto, largura dos patins e cotas de fixação.
3. A montagem deve seguir padrões de alinhamento definidos pelo fabricante dos guias lineares. Alguns dos parâmetros que devem ser observados são:
- Paralelismo entre os trilhos;
- Acabamento da base de apoio dos trilhos;
- Torque de aperto dos parafusos de fixação dos trilhos;
- Lubrificação dos patins.
4. Os conjuntos podem ser fabricados com diferentes classes de precisão e pré carga. Uma avaliação da aplicação é necessária para que sejam definidos esses parâmetros.
A Romaço possui um vasto portfólio de guias lineares em estoque, e uma equipe técnica pronta para auxiliar nessas questões técnicas.
Conte conosco!
Elaborado por: Eng.º Guilherme Schmidt | Engenharia de Vendas e Aplicações
Rua Dr. João Colin, 985 - América
Joinville/SC
Fone: 47 3481-1000
*Plantão 24h
Exclusivo para contratos
Av. Rubem Bento Alves, 4634 - Santa Catarina
Caxias do Sul/RS
Fone: 54 3537-1759
*Plantão 24h: 54 98165-0107
De 2ª feira à 6ª feira:
08h às 12h - 13h30 às 18h