Os rolamentos de contato angular são aptos a trabalhar com a incidência de cargas radiais e axiais em um único sentido, por possuírem um ângulo de contato entre as pistas interna e externa. Quando uma carga radial é aplicada ocorre a decomposição para um componente axial, de tal forma que se faz necessária a montagem de dois ou mais rolamentos em sentidos opostos.
A montagem desse tipo de rolamento requer consideração sobre sua posição relativa. Diferente da grande maioria, os rolamentos de contato angular possuem uma orientação de montagem pré-definida, denominado usualmente como “face e costa” conforme figura 1 abaixo.
A falta de atenção a esta característica causa grandes problemas na manutenção de equipamentos, visto que o rolamento de contato angular é desenvolvido para receber carga axial em um único sentido.
Caso seja aplicado uma carga na direção oposta ao projetado, a tendência é que o item não cumpra sua função, e ocorra até a desmontagem do rolamento.
Figura 1: Lado esquerdo: costas do rolamento; Lado direito: face do rolamento
Grande parte dos rolamentos de contato angular tem como característica a aptidão para montagem em conjuntos, e podem ser combinados como “costa a costa”, “face a face”, ou “tandem”.
Essa característica é de extrema importância na aplicação, então é preciso sempre observar já na desmontagem de modo a respeitar a configuração original do equipamento.
Tipos de arranjos:
Montagem costa a costa - DB (Back to Back, double row):
Sustentam cargas axiais em ambas as direções com alto suporte a cargas de momento, e são utilizados onde alta rigidez é requerida.
Exemplo clássico de aplicação: Spindle
Figura 4: arranjo costa a costa
Montagem Face a Face - DF (Face to Face, double row):
Podem sustentar cargas axiais em ambas as direções com menor suporte a cargas de momento quando comparado a montagem DB, e geralmente são utilizados em montagens que exigem alguma flexibilidade relativa.
Exemplo clássico de aplicação: mancais de fusos de esferas.
Figura 5: arranjo face a face
Montagem tandem - DT (double row):
Suportam cargas axiais em apenas um sentido, e são utilizados onde a incidência dessa carga axial é muito alta.
Figura 6: arranjo tandem
Além das combinações anteriormente mostradas, com apenas dois rolamentos, é comum principalmente nas aplicações de super precisão, arranjos com três e quatro rolamentos. Essa concepção de montagem maximiza a rigidez e suporte a carga. (Figura7)
Observações importantes:
Nos próximos artigos abordaremos a questão de pré-carga e folga na montagem de conjuntos de rolamentos.
Ficou com dúvidas na montagem do conjunto ou na lubrificação? Entre em contato conosco, podemos te ajudar.
Referências: Rolamentos de Super Precisão para Máquinas Operatrizes – NSK®
TIMKEN® FAFNIR® - SUPER PRECISION BEARINGS FOR MACHINE TOOL APPLICATIONS
Elaborado por: Eng.º Rafael Herbert Bublitz - Engenharia de Vendas e Aplicações
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