Blog Romaço

Rolamentos Linha Inox

Rolamentos Linha Inox


Postagem de 02/08/2021 por

Rolamentos da linha Inox são amplamente utilizados na indústria alimentícia, química e farmacêutica, destacando-se em ambientes agressivos com umidade, sal, ataque ácido e/ou alcalino. Muito resistentes a corrosão, contam ainda com graxa alimentícia atendendo as normas de segurança sanitária.

Rolamentos em aço inox: deve ser atraído por ímãs?

Apesar de parecer simples, a questão acima ainda hoje causa muitas dúvidas, antes de respondê-la precisamos esclarecer alguns conceitos:

O que é um aço inox?

É um tipo de aço contendo pelo menos 10,5% de cromo, além de outros elementos de liga como o níquel. Sua composição química é balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão e pode variar dependendo das propriedades mecânicas desejadas.

Como ocorre a maior resistência à corrosão no aço inox?

Os aços carbonos comuns reagem com o oxigênio do ar formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão conhecida como " ferrugem ".

Já os aços inoxidáveis, em contato com o oxigênio, formam em sua superfície uma camada passiva, extremamente fina, contínua, estável e muito resistente de oxido de cromo. Essa camada é quase impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.

Vale ressaltar que o aço inox é resistente a corrosão, mas não é imune, ou seja, em certas condições de uso ou ambiente, poderá ocorrer quebra da camada passiva e oxidação. Um exemplo é o contato prolongado com cloretos.

De acordo com sua estrutura metalúrgica como são divididos os aços inoxidáveis?

De forma bem simplificada e didática, podemos classificar os aços inoxidáveis em três grupos de acordo com sua microestrutura básica:

  • Austeníticos: aço inox ligado ao cromo e níquel
  • Ferríticos: aço inox ligado apenas ao cromo
  • Martensíticos: aço inox ligado apenas ao cromo com carbono residual acima de 0,10

Qual o aço inox usado para fabricação de rolamentos?

O aço mais utilizado é o AISI 440C (martensítico). Alguns fabricantes de rolamentos como a NSK já desenvolveram seu próprio aço inox (ES1). Este aço é endurecível por tratamento térmico de têmpera e revenimento, gerando martensita de dureza elevada e boa resistência ao desgaste.

Então o ímã deve ou não grudar no rolamento em aço inox?

Sim, o ímã deve ser atraído pelo rolamento inox. O AISI 440C é ferromagnético pela ausência de níquel em sua composição.

Por que pensam que o ímã não deve grudar no rolamento em aço inox? Porque um dos aços inoxidáveis mais utilizados na indústria mecânica é o AISI 304 ‐ austenítico não ferromagnético. Com adição de níquel a temperatura ambiente, este elemento muda o arranjo atômico para cúbico de face centrada, que é não magnético (baixa permeabilidade magnética).

Mas, este aço inox AISI 304 não pode ser utilizado para fabricação de rolamentos, principalmente por não ser possível aumento de sua dureza mediante têmpera.

Ficou com dúvidas sobre essa linha inox? Entre em contato conosco, podemos te ajudar.


Fontes:

AÇOS INOXIDÁVEIS METALURGIA E SOLDABILIDADE - Ramón S. Cortés Paredes, Dr. Engº | Universidade Federal do Paraná – UFPR

Bussinger E.R. Soldagem dos Aços Inoxidáveis. Edição Petrobrás

 

Elaborado por: Eng. Rafael H. Bublitz – Engenharia de Vendas e Aplicações


Receba novidades

Matriz

Rua Dr. João Colin, 985 - América
Joinville/SC 89.204-001
Fone: 47 3481-1000
*Plantão 24h

Exclusivo para contratos

Filial

Av. Rubem Bento Alves, 4634 - Santa Catarina
Caxias do Sul/RS 95.032-318
Fone: 54 3537-1759
*Plantão 24h: 54 98165-0107

Horário de atendimento

De 2ª feira à 6ª feira:
08h às 12h - 13h30 às 18h

2021 © Romaço Rolamentos - Todos os direitos reservados
Systemprime Tecnologia