Blog Romaço

Você já ouviu falar em Quarta Revolução Industrial? E em Indústria 4.0?

Você já ouviu falar em Quarta Revolução Industrial? E em Indústria 4.0?


Postagem de 14/05/2019 por Romaço Rolamentos

Essa já é uma realidade e um assunto muito falado na indústria, então vamos entender do que isso se trata e quais serão os impactos sobre o modo de produção de uma fábrica.

Desde o princípio dos processos produtivos a indústria passou por transformações e inovações, partindo da mecanização e máquinas a vapor, passando pela implantação de linhas de montagem, automação, eletrônica e computação, até chegarmos onde estamos hoje.

A Indústria 4.0, que também é chamada Quarta Revolução Industrial se trata de um conceito que engloba automação e tecnologia da informação de tal forma que promove significativas mudanças nos processos de produção.

Indústria 4.0

Essas tecnologias estão cada vez mais integrando o mundo físico com o virtual, ou seja, as máquinas estão sendo conectadas digitalmente e entre si, fábricas estão sendo modeladas e simuladas em softwares a fim de testar sua eficiência e tecnologia de realidade aumentada estão sendo utilizadas para facilitar e agilizar a comunicação. Tudo isso está em função de facilitar o monitoramento e controle remoto das operações e processos produtivos, proporcionando que sejam mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Indústria 4.0

UM EXEMPLO DE EVOLUÇÃO EM INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

A indústria automotiva é sempre exemplo quando se fala em revolução na maneira como fabricamos nossos produtos. A Porsche é uma das referências quando falamos em tecnologia de produção, porém na década de 90 a empresa passou por um momento de crise, onde chegou a ter como resultado anual um prejuízo de 120 milhões de euros. Para reverter esse quadro contou com uma metodologia utilizada pela Toyota, onde passou deste resultado negativo para um resultado positivo em apenas 2 anos. Esse método de produção tem como filosofia resultados de longo prazo, através da melhoria contínua e procedimentos padronizados.

O foco da Porsche foi em aumentar a produtividade e não em cortar custos, conforme preza o modelo Toyota. É importante salientar que a empresa implantou um programa de evolução constante e gradativa, de modo que veio a ser o que é hoje, então transcrevendo para a nossa realidade, não adianta querer implantar Indústria 4.0 em uma empresa que não seguiu os passos através da Indústria 2.0 e 3.0. Primeiro é necessário botar a casa em ordem.

E de que modo esses avanços da tecnologia irão impactar a manutenção industrial?

Essa matéria está dividida em três partes: a primeira delas essa que acabamos de ler, a segunda parte onde falaremos sobre manutenção na Indústria 4.0, e a terceira e última parte, onde falaremos sobre manutenção preditiva e monitoramento de vibração.

Fiquem atentos aos próximos conteúdos ;)

Referências:

Endeavor Brasil
Aberdeen Essentials
Elaborado por: Eng.º Guilherme Schmidt | Engenharia de Vendas e Aplicações

Receba novidades

Matriz

Rua Dr. João Colin, 985 - América
Joinville/SC 89.204-001
Fone: 47 3481-1000
Plantão 24h: 47 99984-4875

Filial

Av. Rubem Bento Alves, 4634 - Santa Catarina
Caxias do Sul/RS 95.032-318
Fone: 54 3537-1759
Plantão 24h: 54 98165-0107

Horário de atendimento

De 2ª feira à 6ª feira:
08h às 12h - 13h30 às 18h

2019 © Romaço Rolamentos - Todos os direitos reservados