Blog Romaço

Métodos e equipamentos de monitoramento de máquinas industriais

Métodos e equipamentos de monitoramento de máquinas industriais


Postagem de 28/10/2019 por Romaço Rolamentos

Vimos que a manutenção será cada vez mais guiada por processos preditivos ao invés de corretivos e preventivos.

Os processos de manutenção preditiva são baseados em métodos de monitoramento de condição dos equipamentos. Diversos métodos podem ser aplicados dependendo do tipo de equipamento que se deseja monitorar, sendo estes os mais utilizados:

·        Análise de vibração;

·        Ultrassom;

·        Análise de óleo;

·        Análise de gases e partículas;

·        Termografia;

·        Análise de circuito elétrico de motores.

Para o monitoramento de rolamentos os principais métodos são a análise de vibração e temperatura, e para isso a Romaço dispõe de equipamentos específicos para venda além de treinamentos, auxílio para implantação da tecnologia e análises de dados.

Dois equipamentos distintos são utilizados para monitorar vibração e temperatura de equipamentos, sendo um deles offline, que é utilizado para coletas de dados periódicas, e outro online, que monitora o equipamento em tempo real.

Este é o equipamento offline, que trabalha como medidor de vibração, temperatura, coletor de dados e balanceador. Através de sensor próprio, esse equipamento coleta os sinais de temperatura e vibração em pontos pré-determinados dos equipamentos e calcula os valores efetivos de velocidade, aceleração da vibração e envelope.

Esses dados devem ser coletados periodicamente, sendo o período entre coletas definido pela experiência do analista e de acordo com o histórico e criticidade do equipamento. Os valores coletados descrevem a condição da máquina e dos componentes, e após coletados são registrados e transferidos para o software Trendline onde são analisados e representados graficamente.

Com o passar do tempo, os valores de vibração formam um gráfico de tendência que indica claramente quando o equipamento está trabalhando dentro da normalidade, está em um estágio inicial de falha ou está perto de uma falha catastrófica.

De posse dessas informações é possível programar uma manutenção planejada para substituir apenas as peças que apresentam problema, sem maiores transtornos que poderiam ser gerados por uma parada inesperada.

O equipamento FAG – DETECTOR III tem a possibilidade de trabalhar com um kit auxiliar para fazer balanceamento de peças rotativas, por exemplo rotor de exaustores.

O Smart Check, assim como o Detector é um equipamento de monitoramento de temperatura e vibração que entrega dados de velocidade, aceleração da vibração e envelope. Porém, este é um equipamento de monitoramento online, que é instalado em um determinado ponto do equipamento onde irá monitorar a vibração em tempo real e de modo contínuo. Para cada ponto a ser monitorado um equipamento FAG-Smart Check precisa ser instalado.

Esse dispositivo tem conexão direta por cabo com um computador para onde os dados são transferidos. No software Smart Utility é possível definir alarmes para determinados parâmetros de vibração e temperatura, de tal forma que se a máquina apresentar um comportamento diferente do habitual um alarme será acionado automaticamente.

Inúmeras são as vantagens de se trabalhar com um bom plano de manutenção preditiva, contemplando monitoramentos de vibração, temperatura e outros, pois estes avaliam de forma eficiente as condições dos equipamentos e consequentemente evitam defeitos e falhas inesperadas.

Dessa forma têm-se a otimização de desempenho e aumento da vida útil dos equipamentos, redução de custos de produção e manutenção, maior qualidade do produto e maior segurança no ambiente de trabalho.

Ficou interessado e gostaria de mais informações? Nossa equipe da engenharia está à sua disposição.

Entre em contato conosco ;)


Referências:

Endeavor Brasil

Aberdeen Essentials

Elaborado por: Eng.º Guilherme Schmidt | Engenharia de Vendas e Aplicações

Receba novidades

Matriz

Rua Dr. João Colin, 985 - América
Joinville/SC 89.204-001
Fone: 47 3481-1000
Plantão 24h: 47 99984-4875

Filial

Av. Rubem Bento Alves, 4634 - Santa Catarina
Caxias do Sul/RS 95.032-318
Fone: 54 3537-1759
Plantão 24h: 54 98165-0107

Horário de atendimento

De 2ª feira à 6ª feira:
08h às 12h - 13h30 às 18h

2019 © Romaço Rolamentos - Todos os direitos reservados
Systemprime Tecnologia